NOSSA FILOSOFIA

FILOSOFIA

Priorizar relacionamentos pessoais, envolvendo todos os seus participantes além dos limites dos cultos semanais. Sabemos que a IBJ quer ser um agente de edificação de vidas na Palavra de Deus. Para que isso aconteça, a IBJ assume o compromisso de levar o Evangelho de Jesus Cristo ao mundo, promovendo o Reino de Deus e Seu amor no poder do Espírito Santo, através da reunião de pessoas para adoração, comunhão e serviço, por amor. Estas duas afirmações, que dizem respeito à Visão e à Missão da IBJ, podem ser adotadas por todas as Igrejas. Não obstante, entendemos que cada Igreja tem sua própria maneira de cumprir a Missão. Esta maneira peculiar, este jeito próprio de ser, chamamos de filosofia de ministério. A filosofia diz respeito às ênfases e aos valores peculiares de cada Igreja local. É no conceito de filosofia que as Igrejas deixam transparecer seu jeito de pensar e seus padrões de comportamento, à luz de bases bíblicas e teológicas.
Por compreensão bíblica e teológica, e derivada da sua Visão e Missão, a IBJ expressa que sua filosofia de ministério implica priorizar relacionamentos, envolvendo todos os seus participantes, tanto atuais como futuros – a quem Deus trouxer para esta Igreja – além dos limites dos cultos semanais. Esta declaração de filosofia traz consigo três princípios fundamentais da Escritura.
  1. Primeiro, entendemos que pessoas precisam de Deus e que, consequentemente, pessoas precisam umas das outras. Relacionamentos são a ênfase e a principal estratégia do ministério da IBJ. A Escritura é direta, na afirmação do próprio Deus: “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2.18). Desde então, “melhor é serem dois do que um” (Eclesiastes 4.12). Cremos na Igreja como corpo de Cristo, no sentido de que Cristo age no mundo através da Igreja (Atos 1.1). Isto nos leva a entender que Cristo age no mundo através de pessoas. Discipulado se faz através de relacionamentos. Discipular é ensinar a guardar todas as coisas que o Senhor Jesus mandou (Mateus 28.19, 20), ou seja, mostrar o Evangelho operando em nossas vidas no dia-a-dia (2 Timóteo 3.10-12). O cuidado da Igreja se faz através de relacionamentos, pois “admoestar os insubordinados, consolar os desanimados e amparar os fracos” é dever de todos os cristãos (1 Tessalonicenses 5.14), mesmo porque a dinâmica da Igreja está alicerçada nos mandamentos recíprocos (uns aos outros), abundantemente enfatizados no Novo Testamento. Ministérios são desenvolvidos através de relacionamentos. Ministério, serviço, é algo inteiramente ligado a pessoas. Não importa qual seja a área de atuação da Igreja, a IBJ se propõe a desenvolvê-la através de relacionamentos. Valorizamos sempre o contato pessoa-pessoa.
  2. Em segundo lugar, cremos que todo/a cristão/ã é um/uma ministro/a. Logo, cremos, segundo as Escrituras, que todos/as têm livre acesso a Deus por meio de Jesus Cristo, e que todos/as têm a autoridade e todos os recursos necessários para representar o Senhor Jesus no mundo (2 Coríntios 5.20, 1 Pedro 2.9). Consequentemente, ministério é tarefa de todo o povo de Deus, e não apenas dos ministros ordenados. Ministério não é apenas o trabalho do(s) pastor(es) da Igreja. Todo serviço cristão realizado por amor a Cristo e ao próximo é ministério. O Espírito Santo dá dons e ministérios a cada um/uma dos/as cristãos/ãs (Romanos 12.4-8, 1 Coríntios 12.4-7, Efésios 4.8-13) e, baseados neste entendimento, afirmamos que todo/a cristão/ã é um/uma ministro/a. Portanto, a IBJ pretende cumprir sua missão através de todos/as os/as seus/suas participantes. Cremos que a edificação (crescimento orgânico qualificado) da Igreja acontece na proporção direta de sua capacidade e disposição em mobilizar todos os seus membros ao exercício dos dons espirituais e ministérios pessoais.
  3. Em terceiro lugar, cremos que a Igreja é o corpo vivo de Cristo. A ênfase em relacionamentos e a convicção de que todo/a cristão/ã é um/uma ministro/a apontam para o fato de que a IBJ não pretende ser apenas um “grupo de pessoas reunidas para culto”, mas um organismo vivo que, através de seus membros, se espalha por todos os lugares, todos os dias, fazendo tudo para a glória de Deus (1 Coríntios 10.31). Entendemos que o êxito no ministério de uma Igreja não deve ser medido pelo número de pessoas que frequentam seus cultos, mas pela dinâmica de vida dessas pessoas no dia-a-dia da comunidade cristã e pelo seu serviço no mundo. A Filosofia de ministério da IBJ prioriza relacionamentos, envolvendo todos/as os/as seus/suas participantes além dos limites dos cultos semanais.A IBJ, portanto, quer A Missão da IBJ é levar o Evangelho de Jesus Cristo ao mundo, promovendo o Reino de Deus e Seu amor no poder do Espírito Santo, através da reunião de pessoas para adoração, comunhão e serviço, por amor - todos os dias, em todos os lugares, através de todas as atividades e de todos/as os/as seus/suas participantes.

© 2023 - Igreja Batista de Jordanópolis - Todos os direitos reservados

AI Website Creator